Desafios de gestão financeira: saiba quais são e como superar no dia a dia

Por Equipe ESPP
em 29 de abril de 2019
Desafios de gestão financeira: saiba quais são e como superar no dia a dia

Um gestor financeiro tem uma rotina bastante atribulada, não é verdade? Além do básico, que envolve as contas a pagar e a receber, é necessário planejar a distribuição de recursos e garantir que nenhum outro setor pare o trabalho por falta de verba. São muitos os desafios de gestão.

Em grandes organizações, o trabalho do gestor financeiro se torna ainda mais complexo — pois a quantidade de pessoas interessadas na rentabilização da empresa é ainda maior, como os acionistas. E como ele está a frente de um setor importantíssimo para qualquer organização, ainda precisa ser muito estratégico.

Listamos neste artigo alguns desafios enfrentados por gestores financeiros, mostrando a importância de enfrentá-los e como isso é estratégico para a saúde financeira da empresa. Acompanhe!

Lidar com demandas simultâneas

Qualquer empresa é composta por diversos setores e, dentro deles, são executadas muitas tarefas — que vão do planejamento de uma ação até o pós-venda com cada cliente. Além das demandas específicas, existem aquelas compartilhadas.

Isso gera um dos desafios de gestão, que é saber o modo certo de atender as demandas simultaneamente — sem transformar aquelas que são importantes em urgências e afetar a cadeia produtiva da corporação.

Como gestor financeiro, é necessário ser capaz de equilibrar as necessidades e expectativas do seu setor e dos demais — pois eles também dependem dele. A chegada de um maquinário novo, por exemplo, pode demandar adaptações na estrutura física da empresa ou treinamentos. Ambos envolvem dinheiro.

Sendo assim, você precisa criar políticas que sejam capazes de organizar os processos internos e externos, fazendo com que eles possam ser feitos baseados em regras claras, que não deixam dúvidas sobre o que deve ser feito ou não.

A adoção de ferramentas tecnológicas  é essencial para padronizar os processos e criar as regras eficazes. Além disso, como líder, é fundamental saber o momento certo de dividir as demandas com sua equipe e até com outros gestores.

É comum que a insegurança tome conta dos seus atos e o torne centralizador. Contudo, isso não é saudável para a saúde financeira da corporação. Confie mais na sua equipe e, além de criar as políticas, divida responsabilidades com os demais.

Identificar e mitigar riscos

Outro dos desafios de gestão envolve a identificação e mitigação de riscos. Como gestor, você deve encabeçar o planejamento adequado de todas as movimentações da empresa para assegurar a estabilidade financeira dela.

A exposição aos riscos faz parte da rotina de qualquer empresa, afinal, a obtenção de resultados passa por situações em que é necessário apostar. Contudo, os riscos podem ser evitados ou, pelo menos, mitigados.

É possível até que sua empresa assuma determinados riscos, principalmente se forem muito recompensadores os resultados que estão por trás deles. E falando mais especificamente do Brasil, onde é constante a flutuação de indicadores como a taxa de juros e a inflação, torna-se complicado pensar a médio e longo prazos.

Desse modo, entre os desafios de gestão, está o de identificar e mitigar riscos, tentando prever com a máxima quantidade de dados o cenário ideal para direcionar os investimentos sem que isso se converta em prejuízos financeiros.

Deve fazer parte dos seus processos realizar constantemente um diagnóstico da corporação, envolvendo as demais áreas; mapear os potenciais riscos; definir níveis de prioridades para tratar cada um deles; realizar planos de ação e monitorar frequentemente a eficácia de cada um deles.

Tomar decisões de modo estratégico

Os planos de ação que você deve colocar em prática precisam ser estratégicos, fornecendo o suporte necessário para que sua área e empresa tomem as melhores decisões. E isso exige conhecimento, principalmente, de mercado.

Para tal, deve haver planejamento — conhecendo os recursos existentes, meios de captação e o que deve ser feito para que ele renda. Nesse aspecto, as áreas financeira e administrativa devem unir esforços.

Considere também as variáveis do mercado, como a previsão da inflação, o índice de crescimento da economia, concorrentes e eventos internos e externos. Estude as potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças para a corporação.

Aproveite também para conhecer profundamente as leis, pois, o Brasil sendo um país muito burocrata, é necessário cumprir com as obrigações e legislações existentes para evitar o pagamento de multas, taxas e impostos a mais.

E para tomar decisões de modo estratégico, tenha sempre em mente as missões e objetivos da empresa. Formule o planejamento estratégico periodicamente e deixe-o alinhado com os projetos e planos operacionais, bem como as responsabilidades e prazos. Converta os dados em números para facilitar a avaliação deles.

Adaptar-se ao mercado

Entre os desafios de gestão que você enfrenta diariamente está a adaptação constante em relação ao mercado, que vem mudando cada vez mais rapidamente. Isso se deve à globalização e às inovações tecnológicas.

Como gestor financeiro, faz parte de suas responsabilidades estar sempre pronto para guiar a empresa pelo melhor caminho. E esse é um desafio que não envolve estar apenas atualizado, mas preparado para mudanças.

Isso exige uma rápida tomada de decisão, pois tempo significa dinheiro. Sendo assim, sua empresa deve adotar as melhores ferramentas tecnológicas para ter liquidez e obter lucro em suas ações.

Analisar, prever e estimar receitas e despesas fazem parte da sua rotina como gestor financeiro. Contudo, não é recomendável, para tomar boas decisões, não ter previsibilidade em relação ao capital disponível.

Quando não se sabe o modo como a empresa estará nos próximos meses, a tomada de decisão pode se tornar irresponsável. Por isso, é fundamental ter bons sistemas integrados de gestão empresarial, além de novas soluções para a gestão financeira.

Uma dessas soluções é o cartão pré-pago empresarial, que pode substituir a conta salário e ajuda as áreas financeira, administrativa e de RH a fazerem uma boa gestão de benefícios e recursos — como as viagens a trabalho.

Ter a consciência em torno desses desafios de gestão é o primeiro passo que você pode dar para superá-los. O segundo, é encontrar os melhores parceiros para que sua caminhada seja de sucesso.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail outros conteúdos que vão ajudar a melhorar a gestão financeira do seu negócio.

Compartilhe:

Equipe ESPP

Somos a unidade de negócios de soluções pré-pagas do grupo Edenred, uma empresa global com mais de 660 mil empresa-clientes, com 41 milhões de usuários. Oferecemos soluções rápidas, customizadas e de baixo custo em processamento de cartões pré-pagos, com inovação tecnológica e foco em diferentes necessidades de empresas, lojistas e usuários.

Deixe sua resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes?
Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade