Como preparar o funcionário para uma gestão digital?

Por Equipe ESPP
em 19 de março de 2018
Como preparar o funcionário para uma gestão digital?

De que maneira os funcionários de sua empresa reagem ao ouvir falar sobre gestão digital? Ficam assustados, já prevendo demissões em massa? Ou entendem que isso pode contribuir para a dinâmica das tarefas que executam?

A transformação digital é um assunto que gera muitas dúvidas no meio corporativo e, para aplicá-la, muitas vezes é preciso percorrer um longo caminho, cheio de situações que vão exigir paciência dos líderes. Nunca é demais lembrar que a implantação de novas tecnologias deve ser feita de forma suave e tranquila, certificando-se de que todos os colaboradores sejam capazes de lidar com as novas ferramentas de trabalho.

O treinamento da equipe é uma das maneiras mais eficazes de conseguir isso em uma gestão digital de sucesso. Além de proporcionar a aproximação dos times, este pode ser um momento importante para você receber feedbacks daqueles que manejam os processos da empresa rotineiramente.

De uma coisa não podemos duvidar: a transformação digital é essencial para o êxito de uma organização, e não adotá-la pode fazer com que seu negócio fique preso à falta de competitividade e a infinitos processos burocráticos.

Mas, antes de apertar o botão para essa nova era, é fundamental pensar em algo que é tão importante quanto a implantação da tecnologia em si: o envolvimento e a participação dos funcionários!

Como você pode fazer isso? Listamos algumas dicas para ajudar.

5 dicas para a implementação de uma gestão digital

1. Treinamento é o caminho

Pense no perfil dos colaboradores de sua empresa e em quantos gostam de lidar com processos desconhecidos. A resposta é a minoria? Sair da zona de conforto pode gerar muitas reclamações.

Então, a primeira regra é mostrar, na prática, como este novo modelo de gestão que está sendo implementado vai funcionar. É aí que entram os treinamentos e workshops!

Demonstre todas as facilidades que o novo sistema pode proporcionar às rotinas diárias da equipe. Aqui, não há uma quantidade fixa e exata de encontros já estipulada, o importante é perceber o momento em que todos se sintam preparados para lidar com as novas tecnologias.

2. Mostre os benefícios

Além dos treinamentos, é fundamental estar atento a um outro ponto para ter sucesso na implantação da gestão digital: o envolvimento do funcionário com a causa.

Geralmente, as pessoas compram uma ideia a partir do instante em que ela fizer sentido. Deixe bem explicados os motivos da empresa para querer introduzir novas tecnologias. Mostre os benefícios que todos ganharão com a otimização de processos por meio dos sistemas eletrônicos.

A conscientização ajuda no engajamento, que, por consequência, faz quebrar paradigmas e possíveis rejeições.

3. As lideranças devem estar comprometidas

O exemplo é mais forte que as palavras, não é mesmo? Então, certifique-se de que todos os líderes da organização estejam comprometidos com a transformação digital. Eles têm um papel fundamental na propagação da ideia e da mensagem, e devem estar preparados para enfrentar as objeções que podem surgir com as mudanças nos processos.

4. O conhecimento deve ser repassado

Alguns colaboradores têm mais aptidão para a adoção de novas tecnologias que outros. Fazer deles aliados pode ser crucial na implantação de uma gestão digital. Invista em um treinamento mais aprimorado para este grupo. Uma vez que eles dominem os métodos, poderão atuar como facilitadores para os demais funcionários.

Além de reconhecer e valorizar essas pessoas, essa pode ser uma maneira simples, eficaz e econômica de propagar conhecimento!

5. Tenha uma cultura de inovação

Preste atenção nestes dados: 84% dos problemas em serviços de TI são causados por erro humano e 58% das origens de riscos cibernéticos vêm de falhas cometidas por pessoas, de acordo com pesquisas feitas por empresas especializadas em segurança da informação.

Ou seja: antes de investir alto em tecnologia, é fundamental que os colaboradores estejam preparados para lidar com ela. Isso ocorre a partir da criação de uma cultura organizacional que incentive, permanentemente, a capacitação e o treinamento dos empregados.

Depois dessas dicas para a implementação de uma gestão digital, podemos passar para o próximo passo: o início do processo!

Dando início à transformação digital

Até agora, falamos bastante sobre a implantação de uma gestão digital, mas você sabe bem o que isso significa? Ela vai muito além do desenvolvimento de uma página no Facebook e de uma melhoria no setor de TI!

A gestão digital usa a tecnologia para aumentar de forma significativa a performance e garantir melhores resultados para a empresa. Isso quer dizer que ela passa a ter um papel estratégico na organização, e envolve uma mudança estrutural.

Como em toda transformação, é preciso compreender que o processo para implementá-la pode ser lento e cheio de obstáculos.

Prova disso é uma pesquisa feita pela Bizagi com várias corporações pelo mundo, que apontou que 87% das entrevistadas (nove em cada dez) disseram enfrentar muita turbulência durante a introdução da transformação digital. No Brasil, esse índice ficou em 96%!

O mesmo estudo mostrou que nosso país lidera, na América Latina, o ranking das empresas que estão em vias de implantar esse método, seguido pelo México (27%) e pela Colômbia (20%).

Por isso, antes de dar o “start” no processo, é importante responder a algumas perguntas:

  • o quanto sua organização está preparada para iniciar esta mudança?
  • seus colaboradores estão interessados no assunto?
  • você tem gente suficiente para se dedicar a isso?
  • que valores você deseja compartilhar com seus clientes depois desta experiência?

Foque em montar uma estratégia voltada ao tamanho de sua corporação, que atenda as necessidades de todos os setores e, principalmente, que seja compreensível para os funcionários.

Como já comentamos anteriormente, a transformação digital é uma jornada longa, mas necessária. Sua empresa pode até não produzir ou vender algo relacionado à tecnologia, mas é ela, junto com as experiências que você proporciona aos consumidores, que será avaliada no fim das contas.

Lembre-se: a transformação digital está acontecendo agora, e é importante que sua organização faça parte dela para obter sucesso.

Em que estágio está a transição para a gestão digital em sua empresa? Compartilhe suas dúvidas conosco!

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Equipe ESPP

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