9 dicas de segurança para compras online

Por Equipe ESPP
em 8 de agosto de 2018
9 dicas de segurança para compras online

As compras online são muito práticas, não é verdade? Não precisa correr, achar vaga no estacionamento, a procura é dos itens é muito mais fácil, são várias as opções para pagar e você ainda recebe o produto em sua empresa. Todas essas facilidades convidam você a continuar comprando na internet — mas é preciso ficar atento.

Em sites que não tem um nível de segurança adequado, você pode cair em golpes nos quais os seus dados são roubados, o produto é falso ou o recebimento dele nunca ocorre. E para evitar dores de cabeça como essas, listamos aqui algumas orientações importantes para as suas próximas compras pela internet.

Continue a leitura e conheça 9 dicas de segurança para compras online.

1. Desconfie de ofertas milagrosas

O primeiro erro que você deve evitar, é a tentação de ganhar em uma negociação. A internet está cheia de sites fraudulentos e os bandidos se aproveitam exatamente desse desejo do consumidor. Se você notou que um produto está com um preço muito abaixo do comum, desconfie!

Verifique se o site é conhecido antes de fazer qualquer tipo de cadastro ou informar dados, faça uma pesquisa sobre ele na internet. Fique de olho nas avaliações em sites como o Reclame Aqui e observe como foi a experiência de outras pessoas em compras neste site.

2. Observe se o site é seguro

Para saber se o site no qual você está navegando é seguro, observe a barra onde fica escrito o endereço. No começo, a palavra “Seguro” deve aparecer e, ao lado, um pequeno cadeado fechado. Ao clicar na url, uma mensagem deve aparecer informando que seus dados estão protegidos.

É possível confirmar a segurança de um site olhando o endereço dele. Ao lado do “http” surgirá um “s”. Se ainda estiver com dúvidas, procure na página principal — topo ou rodapé do site — informações como o CNPJ da empresa. Copie e cole ele no buscador para saber se é verdadeiro ou falso.

3. Confira os canais de atendimento

As lojas virtuais obedecem à legislação, que as obrigam a disponibilizar para seus clientes canais de atendimento de fácil acesso — independentemente de qual seja. Pode ser e-mail, chat ou telefone. É importante que, pelo menos, um deles esteja ativo e que você consiga falar com alguém.

Os canais de atendimento servem para você reforçar sua segurança em compras online, esclarecer dúvidas, se informar sobre políticas de pagamento, envio e até devolução do produto. Lembre-se, como consumidor, você tem o direito de permanecer bem-informado.

4. Cuidado ao informar seus dados

Antes de fazer uma compra na internet, é normal que a loja peça para você informar dados como o seu nome completo, data de nascimento, e-mail e endereço. Durante o pagamento, o número do cartão, a data de validade dele e o código que está atrás também são solicitados.

O que uma loja séria jamais pedirá é a senha do seu cartão. Essa informação é pessoal e intransferível — usada somente em compras presenciais e apenas por você. Portanto, desconfie se algum e-commerce pede a senha do seu cartão ou outro dado pouco usual.

5. Não clique em links suspeitos

Outra forma de manter sua segurança online é evitar clicar em links suspeitos. Esses links são enviados por e-mail e até em grupos de Whatsapp. Sendo assim, não clique em qualquer coisa que receber. Observe a descrição e faça uma busca rápida na internet para ver se é verdade ou não.

Acontece também de fraudadores copiarem o visual de uma marca na tentativa de enganar o máximo de pessoas. É dessa forma que eles criam falsas promoções na internet e conseguem bastante atenção de consumidores em busca de preços mais competitivos e ofertas imperdíveis.

6. Mantenha seu antivírus atualizado

Mesmo com todas as dicas apresentadas até o momento, é muito importante que você mantenha o antivírus dos seus equipamentos sempre atualizado. Isso vale para o notebook, smartphone e tablet. Jamais fique sem ter um software de proteção, pois ele ajuda a manter seus dados seguros.

Alguns smartphones e tablets, por exemplo, já vêm com antivírus instalado. Esse tipo de app impede as tentativas de roubo de dados. Mas fique atento! Ao receber um alerta dentro do navegador de internet, não clique em links que pedem para remover vírus ou baixar novos programas.  

7. Compre apenas por meio dos seus dispositivos

Quando for comprar online, use apenas os seus dispositivos — pois as chances de ter problemas são menores. Não use computadores, smartphones ou tablets públicos e de outras pessoas. Você não sabe se esses equipamentos estão seguros e garantem a proteção dos seus dados.

Além disso, existe a possibilidade de esquecer alguma conta aberta e a outra pessoa que for usar ter acesso. Em lugares públicos, como os hotéis, muitos hóspedes usam o mesmo equipamento e fica difícil se assegurar das boas intenções de cada um, não é verdade?  

8. Não salve seus dados bancários no site

Tem uma facilidade que os sites estão oferecendo, que é salvar seus dados bancários. Assim, na próxima compra, você faz tudo com um clique. Interessante, mas você pode evitar essa prática. Apesar de o site ser de confiança, ainda são comuns os casos de vazamento de dados.

Aqui no Brasil, várias lojas já foram vítimas de criminosos e tiveram as informações de seus clientes expostas para terceiros. Por isso, evite salvar seus dados bancários no site ou no navegador. Prefira perder um ou dois minutos preenchendo os dados do cartão e garanta sua segurança.

9. Leia tudo antes de comprar

A oferta soa como imperdível, contudo, é necessário garantir que ela oferece os mesmos benefícios que você espera. Por esse motivo, recomendamos a leitura criteriosa do anúncio, pois ele sempre pode revelar uma surpresa. Um preço baixo, por exemplo, pode justificar o fato de um item ser usado.

O mesmo vale para as compras coletivas. Você pensa que está comprando um produto ou contratando um serviço e depois se depara com algo diferente do que esperava. Leia com cuidado a descrição da oferta e certifique-se de que suas necessidades serão atendidas.

Gostou das dicas para ter mais segurança em compras on-line? Coloque-as em prática, proteja seus dados e garanta mais satisfação nessas transações.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail outras dicas e conteúdos!

Compartilhe:

Equipe ESPP

Somos a unidade de negócios de soluções pré-pagas do grupo Edenred, uma empresa global com mais de 660 mil empresa-clientes, com 41 milhões de usuários. Oferecemos soluções rápidas, customizadas e de baixo custo em processamento de cartões pré-pagos, com inovação tecnológica e foco em diferentes necessidades de empresas, lojistas e usuários.

Deixe sua resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes?
Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade