Gestão de despesas em franquias: como ajudar os franqueados?

Por Equipe ESPP
em 25 de março de 2019
Gestão de despesas em franquias: como ajudar os franqueados?

Empreendedores que desejam abrir um negócio contam com a opção de adquirir uma franquia, ou seja, fazer parte de uma marca já estabelecida no mercado. Na outra ponta, franqueadoras dão o suporte necessário com treinamentos, suprimentos e gestão de despesas.

Esse último ponto tem uma relevância maior, pois nem sempre o franqueado tem a experiência de gerir o próprio negócio e a marca precisa garantir o mesmo padrão de qualidade e gerenciamento em toda a rede. Isso oferece uma redução considerável na margem de erros.

Continue a leitura e saiba como franqueadoras podem ajudar seus franqueados na gestão de despesas.

Mostre a importância que o planejamento tem

O planejamento financeiro é essencial para uma boa gestão de despesas em franquias, além de contribuir com o processo de tomada de decisões.

Em um país como o Brasil, no qual a economia sofre instabilidades e a carga tributária é pesada, é preciso que o franqueado tome as rédeas do próprio negócio e consiga se planejar financeiramente. Para isso, apresente as características do negócio e, em um processo de troca, peça para que o empresário fale sobre as variáveis da região em que está a unidade.

Outra forma de garantir esse planejamento é a contratação de um contador, de preferência especializado em franquias. Além disso, o planejamento da gestão de despesas em franquias deve ser revisado com frequência.

Ofereça treinamentos sobre gestão de despesas em franquias

Sabendo que a boa gestão financeira é uma das forças propulsoras para o bom andamento do negócio, a franqueadora pode investir na criação de treinamentos sobre esse tema.

Os treinamentos podem ser feitos de maneira presencial, semi-presencial ou virtual. Franqueados podem aproveitar o primeiro contato com a franqueadora para que aprendam mais sobre gestão financeira.

Os primeiros conteúdos podem ser repassados de forma presencial e os demais online. Não é alto o custo para elaborar vídeos, páginas e outros materiais que abordem o tema — principalmente se compararmos ao desastre de uma má gestão.

Esses conteúdos podem abordar os conceitos presentes na gestão financeira, como ela se diferencia em franquias, os impactos dela no negócio, a saúde financeira da unidade, a possibilidade de expandir, entre outros.

Compartilhe ferramentas que ajudam nessa gestão

O conhecimento é somente uma parte desse processo de ajuda na gestão de despesas em franquias. Como franqueadora, sua marca pode adotar ou desenvolver um eficiente sistema de gestão.

Ferramentas que controlam a entrada e saída de dinheiro, por exemplo, conseguem automatizar o fluxo de caixa. Dessa forma, você evita erros que podem ser causados por interferência humana.

Um bom sistema de gestão também pode permitir o pagamento da taxa de franquia e dos royalties por meio dessa plataforma — evitando atrasos e inadimplência. Além disso, o sistema pode emitir alertas para a reposição de suprimentos, pagamento de tributos e das despesas do dia a dia.

A tecnologia é uma das maiores aliadas de qualquer empreendedor. No caso da franqueadora, que já possui uma marca consolidada e tem como investir nessas ferramentas, você só tem a ganhar e assim contribuir com uma boa gestão de despesas em franquias.

Estabeleça um canal de comunicação direto entre vocês

Dúvidas são comuns e podem surgir a qualquer momento. Por isso, é essencial que seja criado um canal de comunicação direto entre a franqueadora e o franqueado. Isso fomenta um relacionamento transparente e baseado na confiança.

O franqueado deve ter à sua disposição um ou mais canais para falar com a franqueadora, principalmente para que receba o apoio necessário na hora de tomar decisões que envolvam a gestão de despesas em franquias.

Quando não há a possibilidade de um contato sem barreiras, o franqueado pode cometer erros capazes de comprometer a imagem da marca inteira. Lembre-se de que, ao perder uma unidade de franquia, sua marca também fica sem a relevância em uma região. Para evitar problemas, aposte em canais de comunicação que chamem o franqueado para o diálogo.

Implemente soluções práticas, como os cartões pré-pagos

A gestão de despesas também precisa do apoio de soluções práticas no que diz respeito ao pagamento de salários, contas, remessas e outros. Por isso, a franqueadora pode implementar um sistema baseado em cartões pré-pagos.

Em períodos como o fim do ano, em que aumenta a demanda pela contratação de serviços e a compra de produtos, sobe também a quantidade de funcionários e terceirizados que trabalham para as franquias.

O pagamento dos salários, bonificações e outras despesas que eles têm pode ser feito por meio do cartão pré-pago — uma solução que evita a criação de vínculo entre o contratado e uma instituição bancária.

Em vez de esperar pela abertura de uma conta, o seu franqueado pode disponibilizar um cartão pré-pago para cada funcionário e, por meio dele, fazer o pagamento do vale-refeição, salário e outros custos.

Como o franqueado precisa ter o total controle da gestão de despesas em sua franquia, ele pode consultar os gastos efetuados com os cartões pré-pagos das suas áreas administrativas.

Perceba que essa é uma solução que pode ser utilizada tanto pelos funcionários, para fins pessoais, quanto pela franquia. As transações ficam registradas em uma plataforma e possibilitam um controle preciso e eficaz.

A gestão de despesas em franquias pode receber esses e outros incentivos da franqueadora. Desse modo, fica mais fácil garantir o cumprimento das metas e objetivos da sua marca, além de proporcionar o crescimento de todos.

Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail outros conteúdos como esse. Aproveite para enriquecer o seu conhecimento e tornar o seu negócio ainda mais forte!

Compartilhe:

Equipe ESPP

Somos a unidade de negócios de soluções pré-pagas do grupo Edenred, uma empresa global com mais de 660 mil empresa-clientes, com 41 milhões de usuários. Oferecemos soluções rápidas, customizadas e de baixo custo em processamento de cartões pré-pagos, com inovação tecnológica e foco em diferentes necessidades de empresas, lojistas e usuários.

Deixe sua resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes?
Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade