Novidades na lei trabalhista apoiam o uso de cartões recarregáveis

Por Equipe Edenred Pay
em 12 de janeiro de 2018
Novidades na lei trabalhista apoiam o uso de cartões recarregáveis

Um dos itens da nova lei trabalhista, em vigor desde 11 de novembro deste ano, traz muitas vantagens para empresas que desejem adotar as facilidades oferecidas pelos cartões recarregáveis.

Isso porque, de acordo com o artigo 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), “comissões, gratificações, percentagens, prêmios, ajuda de custo como, diárias para viagem e abonos não precisam mais integrar os salários e, consequentemente, não incidirão sobre o cálculo dos encargos trabalhistas e previdenciários, como FGTS e INSS.”

Qual a vantagem disso para minha empresa?

Antes, se uma organização concedesse uma bonificação aos colaboradores, havia o risco de esse valor ser considerado parte do salário. Caso os trabalhadores decidissem acionar a empresa judicialmente, seria necessário pagar os encargos. Com a mudança na legislação, é possível oferecer gratificações sem se preocupar com questionamentos futuros.

A nova lei também possibilita que o empregador flexibilize o pagamento de incentivos, pois permite associar o resultado de um colaborador ou prestador de serviços à premiação.

Por falar nisso, representantes comerciais, terceirizados, trabalhadores autônomos e pessoas físicas e jurídicas constituem o grupo que pode ser gratificado.

Outro benefício é que a legislação agora limita o pagamento de prêmios (bens, serviços ou valor em dinheiro) em até duas vezes ao ano – o que favorece a saúde do setor financeiro da empresa.

5 razões para tornar os cartões recarregáveis aliados de sua empresa

Com a alteração da lei trabalhista em relação ao pagamento de ajuda de custo, as organizações podem fazer dos cartões recarregáveis grandes aliados na quitação de despesas corporativas, otimizando processos e economizando tempo.

Seu negócio cresceu tanto que já não é mais viável reembolsar cada colaborador após o término das viagens que eles realizam? Os cartões recarregáveis podem resolver esse problema, sem contar que é possível ter um melhor controle de gastos com deslocamentos, por exemplo.

Um acompanhamento mais rígido de todas as despesas é uma alternativa bastante interessante no combate ao mau uso dos recursos de uma organização. Mas as vantagens não param por aí! Confira:

  1. Maior controle no dia a dia

Algumas situações podem ser previstas, mas outras simplesmente acontecem de um momento para o outro, não é mesmo? Com os cartões recarregáveis, é possível monitorar todos os gastos – desde os pequenos, custeados pelo fundo fixo da empresa, até os mais expressivos. O acompanhamento desses dados em tempo real, por meio de um portal na internet, faz com que as transações e movimentações financeiras sejam mais inteligentes e estratégicas.

  1. Reembolso mais fácil

Para ter um valor reembolsado, o colaborador precisa apresentar as notas fiscais correspondentes, certo? É aí que a dor de cabeça começa para quem trabalha com o financeiro de uma empresa.

As justificativas para a não entrega do documento variam entre “ah, eu nem lembrei de pedir!” e “infelizmente, o papel ficou dentro de uma calça que foi para a lavanderia…”.

Utilizando a modalidade recarregável, esse processo fica mais simples, pois os extratos do cartão já servem como um relatório de despesas. Apesar disso, lembre-se de que continua sendo importante recolher comprovantes de compra, por motivos fiscais!

  1. Menos reclamações

Ainda sobre o reembolso, em grandes corporações, esse procedimento nem sempre ocorre de forma rápida. Geralmente, ele é feito manualmente, ou seja: o funcionário precisa cobrir o gasto com seu próprio dinheiro e aguardar até que a gerência aprove o pagamento da despesa.

O problema é que a demora até o ressarcimento pode gerar um certo descontentamento no trabalhador, e isso frequentemente acaba em reclamações ao setor financeiro.

Outra situação é que a falta de nota fiscal possibilita que colaboradores mal intencionados declarem valores acima do que o que realmente foi gasto. No caso do uso de cartões recarregáveis, todas as despesas podem ser acompanhadas em tempo real, evitando fraudes.

  1. Mais segurança para sua empresa

Atualmente, esse é um dos assuntos mais relevantes para as organizações. Realizar saques em caixas eletrônicos ou, mesmo, transportar grandes quantias de dinheiro em malote não é muito seguro hoje em dia. Neste quesito, a modalidade recarregável é infinitamente mais confiável. Inclusive, se o cartão for perdido ou roubado, é possível bloqueá-lo imediatamente.

  1. Uso como premiação

É fato que, quanto mais motivados os funcionários estiverem, maior será o sucesso da empresa. Uma ótima maneira de reconhecer o empenho de bons profissionais é fazendo uso de cartões recarregáveis! A organização pode utilizá-los como premiação de diversas formas (e, até mesmo, para o público externo):

  • para os colaboradores: em campanhas de endomarketing, por exemplo;
  • para representantes comerciais e prestadores de serviços;
  • para pessoas físicas: em promoções, sorteios e concursos culturais, com o objetivo de fidelizar o cliente.

Pagamento com cartões X Pagamento em dinheiro

Hoje em dia, não é difícil encontrar pessoas que carreguem apenas cartões em suas carteiras, ao invés de dinheiro. A segurança e a praticidade são alguns dos fatores levados em consideração nesses casos, mesmo por aquelas que vivem em cidades menores. Afinal de contas, as “maquininhas” já estão em quase todo o comércio (mesmo em food trucks e até com vendedores ambulantes).

O avanço da tecnologia e as mudanças em nossos hábitos de consumo indicam que as cédulas de dinheiro podem cair em desuso em um futuro nem tão distante assim.

O instituto Euromonitor International, por exemplo, apontou que 44,1% dos pagamentos, em 2016, foram feitos com cartões – foi o primeiro ano na história em que o dinheiro em espécie deixou de ser a maior forma de quitar despesas no mundo. O que se consegue medir oficialmente é que essa modalidade continuará a crescer (a previsão é de que atinja 49,1% de todo o valor movimentado até 2021).

De que maneira sua empresa lida com pagamento como diárias de viagem para os colaboradores? Quem sabe esteja na hora de adotar novos métodos e passar a acompanhar tendências de mercado que só tendem a se fortalecer!

Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário!

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade