4 motivos para não utilizar cartões pré-pagos

Por Equipe Edenred Pay
em 31 de janeiro de 2018
4 motivos para não utilizar cartões pré-pagos

Até agora, falamos diversas vezes sobre as vantagens dos cartões pré-pagos. Hoje, o assunto é diferente. Vamos mostrar todos os motivos para não utilizá-los na sua empresa!

Isso mesmo, você não leu errado. Listamos uma série de argumentos contrários a esta forma moderna de gestão financeira.

Quer saber quais são eles? Então, continue com a gente!

Mas antes, um pequeno lembrete: os cartões pré-pagos funcionam de maneira similar a um cartão de débito. Para fazer uso deles, é necessário recarregá-los com o valor desejado. O procedimento é parecido com a recarga de celular. A partir daí, é possível realizar pagamentos, compras e saques.

4 motivos para não usar cartões pré-pagos

1. Se você não precisa controlar gastos

Controlar gastos em uma empresa pequena pode ser fácil. Porém, isso se torna muito mais complicado à medida que o número de funcionários cresce. Se mencionarmos os terceirizados, então, a situação fica ainda pior.

Caso esse não seja um problema para o seu negócio, tudo bem! Mas, se você leva a sério a gestão financeira de sua organização, optar pelo uso de cartões pré-pagos pode fazer toda a diferença. Isso porque a solução permite o controle total de despesas, começando pelo limite de recarga.

Com os cartões pré-pagos, é possível acompanhar as movimentações em tempo real. Dessa maneira, você consegue avaliar se os gastos são justificáveis ou não.

Outra vantagem é a inibição de possíveis fraudes cometidas por funcionários mal-intencionados. Nos referimos, principalmente, ao caso dos reembolsos de viagens. Mais precisamente, à adulteração de valores.

Não é difícil encontrar empresas que constataram algum tipo de irregularidade em prestações de contas por parte dos colaboradores. O almoço que custou mais barato do que o que foi informado, o jantar que nunca aconteceu, a nota que foi extraviada e por aí vai…

2. Quando a contratação de pessoal não é um problema

Sua organização não precisa dispor de muitos funcionários para cuidar do controle de gastos? Então, considere-se um privilegiado!

Se este não é seu caso, os cartões pré-pagos são uma ótima saída. Diante da situação econômica que o país atravessa, está difícil manter setores inchados e que rendam pouco. A palavra de ordem é racionamento, não é mesmo?

Os cartões pré-pagos reúnem, em uma única plataforma, diversas funcionalidades. Isso significa que, para operá-los, não é necessária uma grande quantidade de colaboradores. Seus sistemas contribuem, inclusive, para o aumento da produtividade. Isso porque dedicar horas para o preenchimento de planilhas e conferência de dados são tarefas que ficarão no passado.

Podemos, ainda, destacar que atividades manuais estão mais sujeitas a falhas. Quando o erro não é identificado na hora, as informações acabam “mascarando” os resultados.

Por fim, a modalidade não exige conta em banco. Essa facilidade ajuda, principalmente, na contratação de funcionários que estejam negativados ou que possuam restrições bancárias.

3. Se você não se preocupa com a segurança

Com este quesito, só vai concordar quem tenha uma empresa em uma cidade muita pacata e tranquila. Como todos sabemos, a segurança vai mal em qualquer lugar do Brasil. Então, podemos reforçar que, também nesse caso, os cartões pré-pagos apresentam muitas vantagens.

Com eles, todas as transações são feitas digitalmente. Você não precisa mais correr o risco de ser assaltado depois de sair do banco com dinheiro e reforçar a segurança em dias de pagamento na empresa. Aliás, manter grandes valores em caixa é algo desaconselhável pelos órgãos especializados.

Em caso de furto ou perda do cartão, basta entrar em contato com a central de atendimento e pedir seu cancelamento.

Mas a questão da segurança vai além do aspecto físico. É necessário lembrar, também, da proteção virtual. Com tantas ameaças de vírus, ter todas as informações guardadas somente em computadores é um verdadeiro risco!

4. Se você acha que relatórios são desnecessários

Não se importa com dados e tem aversão a relatórios? Então, pode deixar os cartões pré-pagos de lado. Porém, se você entende que números são essenciais para a sua organização, chegou o momento de mudar de ideia.

Os softwares dos cartões pré-pagos oferecem uma gama de registros fundamentais para o negócio, além de um melhor embasamento. A partir disso, você consegue analisar, de forma estratégica, toda a gestão financeira. Com informações precisas, é possível tomar decisões mais assertivas.

Em um sistema de preenchimento manual, os pareceres podem ser falhos (tirando o fato de que eles ficam espalhados em vários arquivos). Para reunir todos os dados, é preciso dispor de tempo, e isso, hoje em dia, é quase inviável para o sucesso da empresa. A automatização do processo permite, também, eliminar o vai e vem de e-mails com pedidos de informações.

O gestor pode, ainda, utilizar os cartões pré-pagos para definir investimentos. Ele pode, por exemplo, limitar seu uso de acordo com o planejamento financeiro da instituição. Ao comparar os dados ao longo de um ano, você saberá onde cortar custos e aplicar o dinheiro de um modo mais eficiente.

Para finalizar, a implantação de um sistema de cartões pré-pagos contribui para a melhor gestão de espaço físico na empresa. A grande quantidade de notas e documentos guardados deixa de ser necessária. Da mesma forma, desenvolve-se uma melhor padronização de procedimentos.

Você ainda tem motivos para não utilizar cartões pré-pagos? O que achou de nossas dicas? Deixe seu comentário!

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade