Como ter uma gestão de despesas corporativas mais analítica para projetar gastos

Por Equipe ESPP
em 24 de março de 2021
Como ter uma gestão de despesas corporativas mais analítica para projetar gastos

Existem no mercado diversas metodologias e ferramentas digitais orientadas por dados e que acabam por oferecer informações mais concretas sobre os padrões que se desenvolvem a partir do uso de um serviço ou produto.

 

A análise preditiva é uma dessas metodologias, criada nos anos 40 do século passado, mas extremamente necessária nos dias de hoje. Em um contexto pautado pela transformação digital, onde empresas são levadas a repensar suas estratégias para se adequar a um mercado em constante mutação, com um perfil de consumidor bem mais exigente e em busca de experiências de compra mais personalizadas, a análise preditiva torna-se essencial para uma gestão analítica de despesas corporativas.

 

Isto porque as mudanças de posicionamento ou de ações de uma empresa não podem ser feitas com base em intuição ou achismo, sem pesquisa e planejamento, e é aí que a análise preditiva atua. Com esta técnica, o negócio pode dar os próximos passos dentro do seu segmento, evitando riscos financeiros e identificando oportunidades para se consolidar e ter vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

 

Diante desse contexto, este artigo procura apresentar a importância da análise preditiva na gestão analítica de despesas corporativas, apresentando as vantagens dessa metodologia e como ela deve ser implantada na empresa.

 

Se essa é uma demanda na gestão do seu negócio, você está no lugar certo. :).

O que é uma análise de gestão de despesas analítica e preditiva

 

A análise preditiva consiste no uso de dados, relatórios, estatísticas e pesquisas que possam projetar cenários futuros da empresa e do mercado em que o empreendimento atua. Ela também permite que a própria empresa estime ações futuras mais assertivas a partir do histórico de ações que desenvolveu. Assim ela faz um diagnóstico do presente e ajuda a planejar o futuro com mais precisão.

 

A técnica preditiva vem se tornando cada vez mais fundamental no planejamento e na gestão empresarial, sendo item decisório nas empresas, uma vez que o trabalho com dados passados retratam uma realidade concreta que se quer manter ou alterar.  

 

Desse modo, a análise preditiva é ideal para realizar uma gestão financeira eficiente, uma vez que com o levantamento de dados sobre gastos (como quanto e quando se gastou) é possível fazer previsões e estimar novos gastos sem ser pego de surpresa e precisar gastar mais do que recebe. 

 

Vantagens de usar dados para prever despesas corporativas 

Os dados são hoje o motor das estratégias de mercado em qualquer segmento. Na gestão financeira de um empreendimento, trabalhar com dados, é obter com clareza e precisão informações sobre a saúde financeira da empresa para definir planejamentos futuros, seja de cortes, investimentos e gestão de despesas, de modo geral.

 

Com a análise preditiva, é possível prever o estoque e com isso gerenciar melhor os recursos. Redefinindo, por exemplo, o preço final do produto ou serviço de acordo com a demanda de mercado ou ainda a partir do histórico de consumo de tais produtos.

 

Há períodos em que determinados produtos têm maior saída, nesse contexto,  uma gestão analítica saberá identificar quais momentos são esses para que o gestor possa investir adequadamente sem que sobre ou falte produto no estoque.

 

Desse modo, a técnica também ajuda a prever oportunidades e fragilidades, fazendo com que a empresa se prepare financeiramente para episódios de maior e menor demanda no mercado.

 

Na gestão financeira interna, a análise preditiva ajuda a identificar os setores com maior custo em determinados períodos, e assim, a empresa pode se planejar para suprir as necessidades daquele setor sem ficar no vermelho ou ainda trabalhar medidas para que o setor possa ter menos custos futuramente.

 

Assim, de forma geral, é possível otimizar as definições orçamentárias a partir dos indicadores que a análise vai gerar, bem como melhorar o próprio controle financeiro, garantindo, assim, a saúde e a sustentabilidade da empresa a partir de processos mais rígidos e passíveis de monitoramento.

 

Por fim, podemos ainda dizer que a análise preditiva oferece ao empreendimento uma vantagem competitiva, uma vez que ela fornece subsídios para que a empresa possa se destacar no mercado, quando consegue prever momentos mais oportunos para crescimento e investimento, por exemplo. 

Como ter uma gestão de despesas corporativas mais analítica

Para que se tenha dados precisos que possam auxiliar na análise preditiva assertiva, recomenda-se a adoção de ferramentas que produzam tais dados de forma mais prática e ágil.

 

Uma plataforma de gestão de despesas, por exemplo, é uma importante ferramenta para monitorar o histórico de gastos da empresa e com os dados que ela produzir, ter noção sobre índices de gastos por setor, por período e por insumo, por exemplo, gerando subsídios para decisões mais certeiras a partir de uma gestão analítica das despesas corporativas.

 

Para que se possa trabalhar de forma efetiva com os dados gerados na plataforma, estabeleça objetivos e indicadores, aquilo que se quer identificar com tais dados; defina períodos para coleta e refinamento dos dados financeiros, seja semanal, mensal ou trimestral – faça de acordo com a realidade e necessidade da empresa; eleja pessoas com visão estratégica e holística que possam auxiliar na análise dos dados para que se possa tomar medidas eficazes. Por fim, analise também o movimento do mercado para entender como as concorrentes têm se comportado, principalmente no que diz respeito aos valores praticados. 

 

Em resumo, uma gestão financeira analítica e preditiva tem muito mais possibilidade de obter sucesso e manter a saúde financeira da empresa. Além das oportunidades e vantagens mencionadas neste artigo, ela fornece uma panorama geral sobre a performance financeira da empresa, gerando um histórico de informações que podem ser consultados a qualquer momento. No contexto mercadológico em que vivemos, a análise preditiva financeira é fundamental para a permanência e crescimento do negócio no segmento em que atua.

 

Gostou desse conteúdo? Saiba, então, como digitalizar a gestão financeira da sua empresa, baixando o ebook 7 maneiras de migrar sua gestão financeira para o digital.

Compartilhe:

Equipe ESPP

Somos a unidade de negócios de soluções pré-pagas do grupo Edenred, uma empresa global com mais de 660 mil empresa-clientes, com 41 milhões de usuários. Oferecemos soluções rápidas, customizadas e de baixo custo em processamento de cartões pré-pagos, com inovação tecnológica e foco em diferentes necessidades de empresas, lojistas e usuários.

Deixe sua resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade