Por que é inteligente modernizar os pagamentos na sua empresa?

Por Equipe Edenred Pay
em 18 de março de 2019
Por que é inteligente modernizar os pagamentos na sua empresa?

Gerenciar métodos manuais de pagamentos é uma atividade complexa, que exige tempo e  despende alguns recursos que poderiam ser melhor empregados em outras funções mais vantajosas. Por isso, é importante que as empresas busquem modernizar seus pagamentos, a fim de ganhar mais segurança e agilidade no processo.

Depois de um longo período sem apresentar grandes novidades, as soluções de pagamento apresentaram transformações nos últimos anos, motivadas principalmente pelo surgimento de startups e suas tecnologias. Atuando como mediadoras e oferecendo vantagens para as empresas, essas novas soluções se mostram atraentes em comparação aos serviços oferecidos pelos bancos e sistemas de gestão financeira.

Veja a seguir os principais movimentos de modernização de pagamentos, entenda suas vantagens e programe-se para não ficar para trás!

Um setor em efervescência

Nos últimas décadas muitas coisas mudaram nas rotinas das empresas, no entanto, poucas delas haviam impactado profundamente os processos da tesouraria. Uma das possíveis causas é que, por se tratar de uma área muito sensível – por lidar com recursos financeiros – sempre foi muito resistente a mudanças.

No entanto, a entrada de novos participantes na setor financeiro tem conduzido uma onda de transformações.

Até pouco tempo atrás, a realização de pagamentos era uma tarefa que dependia exclusivamente dos bancos. No entanto, agora as empresas contam com opções mais ágeis e eficientes, de empresas conhecidas como “Fintechs“.

O que são Fintechs?

A palavra fintech é um termo composto pela junção das palavras Finance e Technology. Trata-se de empresas que usam as tecnologias mais modernas existentes para oferecer produtos e serviços financeiros inovadores.

As fintechs estão envolvidas na intermediação de múltiplas transações, como transferências de dinheiro, empréstimos, compras e vendas de títulos e, claro, pagamentos.

Como as novas tecnologias de pagamento podem ajudar as empresas?

As novas soluções de pagamentos que estão disponíveis no mercado contam com algumas vantagens em relação aos modelos tradicionais, especialmente para pequenas e microempresas. Para companhias que já utilizam softwares ERP e já automatizam parte do processo dos pagamentos, também há algumas vantagens bastante relevantes. Confira:

1. Automatização dos pagamentos

Algumas soluções disponíveis no mercado já oferecem opções de gerenciamento da tesouraria em plataformas baseadas em nuvem, projetadas para automatizar pagamentos, gerenciar o fluxo de caixa e lidar com transações em moeda estrangeira.

A automatização apresenta diversas vantagens em relação à gestão manual, que está sujeita a erros de digitação e de fórmulas, o que pode resultar em pagamentos a mais, gerando prejuízos para a empresa, ou a menos, o que pode gerar pagamento de juros e multas.

Além disso, quando a gestão é efetuada manualmente, há sempre o risco de perda de comprovantes, situação que pode gerar desconforto com funcionários e /ou fornecedores.

2. Redução dos pagamentos de multas e juros

Pagamento em atraso é um dos grandes problemas enfrentados pelas PMEs. Algumas vezes, ele ocorre por problemas de fluxo de caixa, mas outras vezes é causado por problemas de controles internos, que fazem com que a tesouraria não tenha ciência da necessidade de pagamento na data correta.

Com a automatização dos pagamentos, os riscos pagamentos em atraso por falha de controles são minimizados consideravelmente, sendo que algumas soluções, inclusive, auxiliam as empresas no controle do fluxo de caixa, vinculando os pagamentos aos recebimentos previstos.

3. Redução de tarifas bancárias

As fintechs costumam oferecer pacotes sob medida para as empresas. As taxas cobradas, geralmente, são muitos inferiores a dos bancos, sendo que em algumas transações, a empresa chega a ficar isenta do pagamento de taxas.

4. Maior controle de reembolso de despesas

O controle manual dos reembolsos de despesas é uma atividade crítica na maioria das empresas. Nesse sentido, as soluções pré-pagas são ótimas alternativas de pagamentos para evitar transtornos com perda de comprovantes, desvio de verbas e excessos por parte dos funcionários.

As administradoras de cartões pré-pagos disponibilizam portais online onde é possível visualizar os gastos dos colaboradores, além de facilitar a geração de relatórios para o acompanhamento da sua equipe. Os cartões também são mais práticos e seguros de usar, pois evitam que o colaborador ande com dinheiro em espécie.

Outro ponto importante é que, diante da necessidade, é possível enviar mais dinheiro para o cartão do colaborador e assim mantê-lo com a quantia necessária para suas despesas, por exemplo, em uma viagem corporativa.

Soluções pré-pagas

Como vimos, as soluções pré-pagas são ótimas alternativas para gerenciar os reembolsos de despesas. Mas elas não se limitam a isso. Vejam outras soluções pré-pagas que podem ser utilizadas pela sua empresa:

  • Pagamento de salários: Essa é uma excelente alternativa para empresas que utilizam mão-de-obra temporária, não se limitando a isso. Essa opção dá agilidade ao processo de contratação e é vantajosa tanto para empresa quanto para o empregado, que fica livre das burocracias bancárias.
  • Pagamento de terceiros: Efetuar o pagamento de terceiros por meio de cartão pré-pago pode livrar a empresa do pagamento de “doc” e “ted”.
  • Pagamento de comissões: A principal vantagem de utilizar os cartões pré-pagos para esse fim diz respeito à redução do tempo necessário nessa atividade, visto que toda movimentação ocorre dentro de um único software. Ele será responsável por gerar todos os dados, aperfeiçoando uma série de procedimentos.

Essas são apenas alguns exemplos de usos das soluções pré-pagas.  Atualmente, existem muitas opções disponíveis no mercado, por isso, é preciso tomar alguns cuidados antes de escolher a melhor solução pré-paga para a sua empresa.

Não fique para trás

As Fintechs estão revolucionando o setor financeiro, e isso inclui  a forma como as empresas efetuam seus pagamentos. Atualmente, essas empresas estão apresentando soluções muito mais atrativas do que aquelas oferecidas pelos bancos, principalmente para as pequenas e médias empresas.

Além de contribuir para que a empresa tenha um maior nível de gestão, essas soluções tem tornado as transações financeiras muito mais transparentes, seguras e mais baratas.

Não perca tempo nem dinheiro, clique aqui e conheça as soluções de pagamento da Edenred e saiba como elas podem ajudar a sua empresa a melhorar os processos de pagamentos.

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade