Padronização de processos do RH: por onde começar

Por Equipe Edenred Pay
em 6 de janeiro de 2020
Padronização de processos do RH: por onde começar

A gestão e o desenvolvimento de pessoas são desafios diários para as empresas. Envolvem compreender as necessidades de cada indivíduo, lidar com suas subjetividades e conciliar tudo isso aos objetivos organizacionais.

Contudo, parte da chave para o sucesso está na padronização de processos de RH, cujo objetivo é unificar práticas diferentes para um mesmo processo. Isso ocorre por meio da reutilização de algo já consolidado ou a definição de um novo padrão.

Saiba por que fazer a padronização de processos na área de Recursos Humanos, como eles contribuem para uma produtividade maior e o fortalecimento da cultura organizacional, além de ver dicas de como colocá-la em prática.

Os desafios da gestão e desenvolvimento de pessoas

A empresa que deseja ter os melhores profissionais deve mudar sua forma de fazer gestão de pessoas. Essa relação precisa ser mais humanizada, valorizando tanto a capacitação técnica quanto as atitudes.

Esse desafio envolve ainda o reconhecimento de que todo profissional tem seus potenciais e limitações, bem como emoções que influenciam na produtividade e no modo como eles se relacionam com os demais.

A gestão e o desenvolvimento de pessoas ainda enfrentam um processo de compreensão sobre como a vida pessoal impacta na profissional, uma vez que ambas não podem ser dissociadas.

Em outras palavras, a área de Recursos Humanos deve se preocupar não apenas com o faturamento e o lucro da companhia, também com a qualidade de vida dos seus colaboradores — que são peça-chave para o sucesso da organização.

A busca por maior produtividade e competitividade requer ainda uma preocupação maior com a capacitação das equipes. Programas de educação corporativa tornaram-se essenciais para promover diversos conhecimentos na empresa.

Treinamentos e outros programas de capacitação, na atualidade, são investimentos imprescindíveis, pois colocam o colaborador no centro dos processos — ampliando a capacidade de tomar decisões e o potencial de alcançar os resultados desejados.

Ao mesmo tempo, a gestão e o desenvolvimento de pessoas se veem diante da necessidade de criar uma cultura de inovação, mas que mantenha os valores da organização.

Todos esses desafios convergem em uma só ação: o mapeamento e a padronização de processos.

Os avanços tecnológicos permitem vencer esses e outros desafios, além de padronizar processos e alavancar a produtividade de sua equipe.

A importância da padronização de processos de RH

O mercado está muito competitivo, o que colocou a gestão empresarial em um lugar de destaque. Para um negócio ser atraente, tanto para clientes quanto potenciais talentos, ele precisa ter eficiência em seus processos.

Mas o que o RH tem a ver com isso?

Na atualidade, a área de Recursos Humanos se tornou altamente estratégica para qualquer organização. Seu trabalho envolve a atração, a admissão e a retenção de talentos capazes de cumprir os objetivos organizacionais.

Empresas são feitas de pessoas, um capital humano e intelectual único que faz toda a diferença no dia a dia e no potencial da corporação.

Logo, a padronização de processos de RH contribui para um gerenciamento efetivo na gestão e desenvolvimento de pessoas, garantindo motivação, produtividade, alinhamento com a cultura organizacional e o melhor resultado em qualquer campo.

Por onde começar essa padronização?

Antes de padronizar processos, você deve identificá-los. Sendo assim, o primeiro passo envolve o mapeamento deles.

A organização é a chave de qualquer empresa bem estruturada, portanto todas as atividades que ocorrem no RH precisam ser registradas para que você possa medir a qualidade e encontrar oportunidades de melhoria.

A padronização de processos de RH possibilita uma visão macro da empresa, permitindo um trabalho eficiente na gestão e desenvolvimento de pessoas.

Veja quais passos seguir:

Escolha os processos que serão mapeados

Você pode começar pelos que possuem mais gargalos, estão improdutivos, apresentam queixas frequentes e atrapalham os resultados da companhia — como a demora para contratar novos talentos.

Determine os objetivos estratégicos

Isso requer o entendimento sobre o motivo do processo existir, a função dele para a empresa e seu grau de importância. Aproveite para conhecer os riscos que ele possui e se sofre influência de normas ou regulamentações.

Reúna o máximo de dados e informações

Não perca nenhum detalhe! Converse com pessoas envolvidas na operação, peça para acompanhar o processo, solicite relatórios, formulários, tabelas e todos os dados e informações possíveis sobre ele.

Antes de padronizar, estruture o processo atual

O processo atual precisa ser estruturado, da maneira que funciona hoje. Isso oferece uma visão mais clara sobre o que funciona bem e o que não está de acordo com o esperado, ou seja, possui oportunidades de melhoria.

Processos de RH que precisam de padronização

Separamos os principais grupos e listamos abaixo:

Provisão

Recrutamento de pessoas e seleção de talentos capacitados e alinhados com a cultura organizacional de sua empresa.

Aplicação

Reúne processos de orientação, criação e modelagem de cargos, além de avaliações de desempenho por indivíduo e equipes.

Desenvolvimento

Programas de educação corporativa, onboarding de recém-contratados, treinamentos, capacitações e outros que promovem o desenvolvimento dos colaboradores.

Manutenção

Envolve as relações trabalhistas, a qualidade de vida e segurança no trabalho.

Monitoramento

Dados e informações da área de Recursos Humanos. São fundamentais para as tomadas de decisão, o planejamento e a estratégia da companhia.

Remuneração

Benefícios, programas de incentivo e a remuneração dos profissionais. Há soluções inovadoras, de baixo custo e personalizadas de acordo com as necessidades de cada empresa, como os cartões pré-pagos.

É possível estender essa solução para premiações, reembolsos, remessas, compras on-line, pagamento de despesas, caixinha, salário e comissões, antecipação de benefícios e outros — todas facilmente gerenciáveis por meio de uma plataforma on-line.

A padronização de processos de RH contribui positivamente para uma gestão estratégica, portanto deve receber a devida atenção da liderança da área e de todos os profissionais que fazem parte dela.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail outros conteúdos que vão ajudar a padronizar processos de RH e otimizar ainda mais sua gestão de pessoas.

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade