Plataforma de gestão de despesas para empresas de rápido crescimento: isso é possível?

Por Equipe Edenred Pay
em 24 de março de 2021
Plataforma de gestão de despesas para empresas de rápido crescimento: isso é possível?

O cenário empresarial é marcado pela competitividade, dinamismo e disputa de preferência do consumidor, assim torna-se cada vez mais desafiador ser uma empresa de sucesso.

Mesmo para o mercado de inovação, por exemplo, evidenciado pela alta velocidade de crescimento, não é tão fácil superar alguns desafios para continuar subindo os degraus de desenvolvimento. Fatores como questões burocráticas na fundação da empresa, formação de equipes, linhas de créditos e a gestão financeira podem gargalar os estágios de aceleração.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar soluções que auxiliem empresas de rápido crescimento a aumentar o ganho de eficiência por meio de plataforma de gestão de despesas. Se esse assunto contemplar a sua empresa, continue com a gente.

Desafios de empresas de rápido crescimento 

Empresas que atuam no mercado de inovação e obtêm sucesso logo nos primeiros meses de atividade são também empresas que enfrentam desafios peculiares para se manter ou mesmo expandir e escalar seu negócio.

Um dos primeiros desafios diz respeito à expansão da equipe e consolidação de uma cultura organizacional que torne o fluxo de trabalho eficiente e produtivo. Montar um time ideal não é tão simples, ainda mais quando surge a necessidade de aumentar a equipe no processo natural de crescimento da empresa. Se a cultura organizacional não estiver bem internalizada, com valores, missões e padrões bem definidos é muito comum que a empresa perca sua identidade com o passar do tempo. 

Outro dilema das empresas de rápido crescimento é a gestão financeira. À medida que a empresa cresce, novos investimentos precisam ser feitos para abraçar as novas demandas, seja investimento em estrutura física, tecnologia, pessoal (como mencionado anteriormente), marketing, entre outros campos que devem ser acionados no processo de escalabilidade do serviço oferecido pela empresa.

Por vezes, a falta de planejamento que faça prospecção dos ganhos e gerencie bem os recursos pode fazer com que a empresa não evolua tanto no mercado e perca espaço para aquelas que sabem utilizar melhor tecnologias e soluções que acompanhem o crescimento do próprio negócio.

Plataforma de gestão de despesas para acompanhar a evolução do mercado

Acompanhar a evolução do mercado também é fundamental para que a empresa se mantenha atrativa e consiga manter seu crescimento constante. Isto porque o mercado de inovação é um mercado extremamente acelerado. Logo, a empresa deve estar sempre buscando inovar dentro do seu segmento. A conquista da diferenciação e relevância em um mercado que é por si só desafiador e deve ser uma busca permanente. 

Todos esses elementos podem ser impulsionados com a adoção de ferramentas que otimizem e automatizem processos na gestão da empresa, deixando as equipes livres para tomada de decisões mais analíticas e menos operacionais.

Motores de crescimento que um negócio não pode perder de vista

Alinhado com o foi citado como principais desafios de uma empresa de inovação, levantamos alguns motores que devem ser considerados na gestão da empresa para que os objetivos sejam alcançados, os processos acelerados e a produtividade ganhe escala. 

Em primeiro lugar, estabeleça processos transparentes de governança. Ou seja, deixe claras as políticas e normas que regem a empresa para que a equipe possa segui-las sem titubear. Essa ação é importante para que o negócio atue com base de maneira ética e responsável tanto internamente quanto externamente, desde a execução de serviços até à gestão financeira, por exemplo.

Processos mais flexíveis também são motores de crescimento, quando são adotadas ferramentas que automatizam a gestão, dando autonomia às equipes e impulsionando o engajamento do time. Ao passo que os colaboradores se sentem confortáveis para controlar processos simples, o gestor ganha mais espaço para ser estrategista e contribuir para trazer mais inovação para o negócio.

Como plataforma de gestão de despesas pode ajudar no crescimento do negócio

Entre as ferramentas que podem ser adotadas por uma empresa de inovação, uma plataforma de gestão de despesas é, sem dúvidas, fundamental. Ela auxilia a empresa com processos financeiros mais ágeis, acompanhando o crescimento do negócio com seus gastos e demandas.

Ou seja, torna a gestão financeira mais controlada, pois o gestor pode acompanhar o fluxo de despesas da empresa por site ou app, de onde estiver, recebendo relatórios objetivos e detalhados.

Plataformas inteligentes ainda disponibilizam feature para saldo pré-pago, reduzindo o uso de dinheiro em espécie para transações do dia a dia da empresa. Essas transações frequentes, inclusive, se tornam preditivas para o gestor que já consegue prever gastos recorrentes e acrescentar saldo para despesas imprevisíveis. Assim, o gestor financeiro dá autonomia, em vez de supervisionar cada passo que o colaborador dá quando o assunto é despesa da empresa.

Um exemplo de como uma plataforma de gestão de despesas pode funcionar em sua empresa: o gestor geral destina um recurso X para cada gestor de área gastar com as despesas necessárias de cada setor. O gestor de área tem, então, autonomia para gastar tal recurso da melhor forma possível e o gestor geral terá ciência de tais gastos sem precisar receber relatório do subordinado, uma vez que a plataforma faz isso automaticamente.

A prestação de contas, por sua vez, nesse tipo de serviço fica bem menos burocrática e o gestor pode acompanhar em tempo real os custos e as despesas sem precisar receber relatórios e notas fiscais para reembolso. O reembolso, aliás, deixa de existir com uma plataforma de gestão de despesas. 

Esse controle automatizado ajuda o empreendedor a compreender o fluxo financeiro de sua empresa, podendo administrar melhor a entrada e saída de recursos, bem como fazer investimentos mais acertados com base nos dados que a plataforma entrega.

Viu só? Uma plataforma tira a burocracia do caminho e pode ajudar o seu negócio a ganhar eficiência na administração de recursos (financeiro, infraestrutura e pessoas) sem precisar colocar um pé no freio.

Gostou desse conteúdo sobre a adoção de plataforma de gestão de despesas para o crescimento de empresas de inovação? Então, baixe o ebook 7 maneiras de migrar sua gestão financeira para o digital.

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade