Por que a desbancarização é uma tendência no Brasil?

Por Equipe Edenred Pay
em 21 de fevereiro de 2018
Por que a desbancarização é uma tendência no Brasil?

Você já ouviu falar em desbancarização? Não? E em cartões de crédito que não exigem uma conta em banco? Se já escutou algo sobre esta última pergunta, saiba que ela tem tudo a ver com a primeira!

Mas por que é importante, para sua empresa, entender sobre esse conceito? Porque essa é uma tendência apontada como um caminho sem volta, inclusive no Brasil. Além disso, ao compreender essa realidade, as corporações podem se adaptar e ajudar melhor seus funcionários. Principalmente, no que se refere a receber seus salários com segurança.

Siga lendo este artigo e veja por que a desbancarização tem feito tanto sucesso!

Onde essa tal desbancarização começou

Europa ou Estados Unidos? Não se sabe ao certo onde começou esse movimento. Mas, apesar de ser um tanto quanto recente, ele já se espalhou mundo afora. No Brasil, chegou forte e com o objetivo de acabar com o poder que as grandes instituições financeiras têm sobre as pessoas.

Por definição, a desbancarização seria a troca de grandes entidades bancárias por uma corretora de valores, uma fintech ou mesmo um banco de menor porte. Em comum, eles oferecem serviços através da internet, com pouca burocracia e muita praticidade. Geralmente, também apresentam taxas mais atrativas.

Isso contribui para a democratização do sistema financeiro, do qual muitos cidadãos ainda são excluídos. Um dos motivos para isso é o fato de o acesso a bancos em nosso país ser bastante limitado. Na maioria deles, o crédito é restrito e há altas tarifas de cobrança. Por causa dessas barreiras, grande parte da população prefere lidar com dinheiro vivo ao invés de contas e cartões.

O que ganho com a desbancarização?

Por ser algo muito recente, diversas pessoas fazem esta mesma pergunta. Em primeiro lugar, você ganha a possibilidade de dispor de serviços financeiros pagando menos!

Infelizmente, o Brasil tem uma das maiores taxas do mundo quando se trata desse segmento. Sem contar que o atendimento dado pelos bancos é um dos campeões de reclamações em órgãos de proteção ao consumidor.

Esses e outros fatores têm feito com que as pessoas entendam que esse modelo está ultrapassado. Afinal, ninguém quer perder mais tempo ou dinheiro! E isso não vale só para os usuários. As empresas também têm percebido que a forma de envio e recebimento de dinheiro está mudando.

Outra vantagem desse movimento é a facilidade de acesso a serviços financeiros, agora ao alcance, até mesmo, de indivíduos negativados ou sem conta em banco.

Ele simplifica processos de pagamento de salários, benefícios e reembolsos. Essa, aliás, é uma das maiores dores de cabeça em muitos departamentos de RH. Quando o procedimento ocorre de modo manual, então, tudo fica ainda mais complicado!

Os cartões pré-pagos são um bom exemplo das vantagens que a desbancarização traz. Não é preciso ter conta bancária para utilizá-los. Além disso, é possível realizar compras em lojas físicas e virtuais, saques e até mesmo quitar a assinatura de serviços online.

Outro benefício é em relação aos investimentos. Grandes instituições financeiras deixam muito a desejar quanto às aplicações. Cobram altas tarifas de administração e, geralmente, entregam resultados medianos. A lógica disso pode ser resumida a: quanto menos o banco remunera seu dinheiro, mais ele lucra.

Outras vantagens da desbancarização

Liberdade de escolha

Quantas vezes você já se sentiu frustrado com as limitações impostas por seu banco? Tudo neles costuma ser engessado. A desbancarização te dá o direito de escolher o que for melhor para você e seu patrimônio. É só buscar a empresa que mais atenda às suas expectativas. Sem falar que, a partir disso, é possível optar pelas melhores taxas. No modo tradicional, isso é praticamente impensável.

Mais opções de investimento

Quando você está ligado a um único banco, as ofertas de aplicações se restringem somente àquilo que ele oferece. É como se você entrasse em um supermercado que vende apenas os produtos da própria marca. Com esse cerceamento, e até pela falta de conhecimento de outras alternativas, o usuário acaba investindo só no que lhe é apresentado.

Em um cenário de desbancarização, você pode decidir o que melhor supre suas necessidades para, assim, ganhar mais performance.

Crescimento da rentabilidade

Acredite, apesar de todo o apelo emocional retratado nas propagandas, grandes bancos estão interessados mesmo é no lucro deles. Recorrer a aplicações fora dos modelos convencionais pode fazer com que seu dinheiro renda mais. Isso porque você fica livre para analisar e escolher as melhores opções.

A mesma segurança

Muitas pessoas ainda preferem meios bancários tradicionais porque essas empresas estão no mercado há anos e passam uma certa segurança. Porém, as novas organizações, advindas do movimento de desbancarização, são confiáveis da mesma forma, como cartões pré-pagos e contas digitais. Isso porque, no Brasil, é o Fundo Garantidor de Crédito quem protege os investidores.

Existe, ainda, a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), que impede as brechas que possam levar a fraudes. Mesmo que a instituição ou corretora que você escolha venha a falir, você estará resguardado, como acontece no caso dos bancos.

Por que fazer da desbancarização uma aliada

É cada vez mais comum usar a tecnologia em nossas rotinas. A possibilidade de resolver as coisas através de computadores ou smartphones se estende a quase tudo hoje em dia. Isso já fez o comportamento da população mudar sensivelmente. Afinal, por que passar trabalho se o assunto puder ser solucionado com apenas alguns cliques?

A desbancarização está ligada a tudo isso. Por isso, é importante que as corporações estejam por dentro dessas transformações e invistam nelas, utilizando-as a seu favor. Se seu colaborador está buscando meios modernos e inovadores para simplificar o dia a dia, por que você ficaria para trás?

Quer conhecer uma forma de se desbancarizar e facilitar os pagamentos de salários, benefícios e reembolsos em seu negócio? A Edenred pode te ajudar!

Ah, aproveite e deixe sua opinião sobre o tema nos comentários!

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade