Como reduzir custos no pagamento de comissões?

Por Equipe ESPP
em 25 de abril de 2018
Como reduzir custos no pagamento de comissões?

As comissões corporativas têm um papel importante na atração e retenção de talentos. Muitos profissionais chegam a valorizar mais as vantagens oferecidas do que o salário em si.

Mas se, por um lado, eles representam um estímulo, por outro, há a preocupação da empresa em reduzir custos com o pagamento de comissões.

Como é possível fazer isso?

Com a observação de alguns pontos, sua organização será capaz de diminuir esses gastos. É o que vamos explicar neste artigo!

Comissões ajudam a reter talentos

A retenção de talentos é um desafio para as empresas atualmente. A rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, atrapalha o dia a dia das instituições. Há o aumento de despesas com demissões e contratações. Além disso, a evolução do trabalho é prejudicada, já que não existe continuidade dos profissionais.

Uma boa saída, segundo especialistas, é oferecer benefícios corporativos: plano de saúde, vale-alimentação e comissões são os mais comuns.

Essas vantagens ocupam a lista dos itens mais valorizados pelos trabalhadores. Elas estão acima, até mesmo, do clima organizacional e dos horários flexíveis. A constatação ocorreu em uma pesquisa feita pela Love Mondays.

No entanto, antes de desenvolver uma política de pagamento de comissões, é importante que a empresa saiba o que motiva as pessoas a procurá-la. Isso porque os anseios da equipe podem ser atendidos a um custo menor para a corporação.

A tecnologia pode contribuir para essa redução

Utilizando as ferramentas corretas, é possível economizar no pagamento de comissões. E a tecnologia pode ser uma grande aliada!

O uso de softwares diminui a incidência de erros e a necessidade de retrabalho. A automatização de tarefas contribui, ainda, para o aumento da produtividade e um melhor desempenho do time responsável.

Outras vantagens que a tecnologia pode proporcionar para sua empresa nesse sentido:

  • rapidez e praticidade na concessão de comissões;
  • redução de falhas na operação;
  • segurança das informações enviadas;
  • prevenção contra pagamentos indevidos;
  • mais agilidade na comunicação com fornecedores;
  • automatização das movimentações financeiras;
  • controle e visão real da gestão.

É fundamental, então, que a organização busque a solução que melhor se encaixe em seu perfil.

6 vantagens de usar cartões pré-pagos para o pagamento de comissões

Os cartões pré-pagos são ferramentas modernas e eficientes para o pagamento de comissões. Eles contribuem tanto para a economia quanto para o bom desempenho da gestão financeira da empresa.

Listamos seis vantagens que você precisa conhecer em relação ao uso dessa modalidade. Confira:

  1. Diminui o time envolvido nos pagamentos

Sistemas manuais de pagamento exigem o empenho de várias pessoas em uma corporação. É aí que começam a surgir os erros. As informações acabam ficando espalhadas, já que cada um precisa cuidar de uma parte do processo.

Com os cartões pré-pagos, é possível diminuir o número de funcionários envolvidos na função, pois toda a movimentação ocorre dentro de um único software. Ele será responsável por gerar todos os dados, aperfeiçoando uma série de procedimentos.

  1. Otimiza o tempo

Quantas horas seus colaboradores já desperdiçaram com retrabalhos? Processos manuais estão sujeitos a falhas, e é aí que mora o perigo! Informações desencontradas podem causar dor de cabeça e prejuízo para a gestão financeira da empresa.

No caso dos cartões pré-pagos, os dados são gerados em tempo real. Outra vantagem é que eles permanecem centralizados. Sua equipe ganhará tempo quando precisar pesquisar algo ou imprimir algum demonstrativo.

  1. Melhora o controle de despesas

Uma das grandes utilidades dos cartões pré-pagos é que eles mostram, simultaneamente, todas as movimentações realizadas. Dessa forma, é possível acompanhar seu uso e de que maneira estão ocorrendo os gastos. Eles ajudam, ainda, a evitar possíveis fraudes.

  1. O dinheiro chega mais rápido aos usuários

Em algumas empresas, o procedimento de pagamento das comissões é lento e burocrático. Essas situações sempre acabam em desgaste, tanto para a organização quanto para o colaborador.

Com os cartões pré-pagos, esses problemas desaparecem. Eles podem ser recarregados a qualquer momento, e o gestor financeiro pode acompanhar de perto toda a movimentação!

  1. Economiza nas operações financeiras

Todas as transações sofrem com descontos de taxas. Eles ocorrem cada vez que você saca dinheiro para pagar o reembolso de seus colaboradores, por exemplo. Em uma grande corporação, esses gastos podem comprometer o caixa.

Ao fazer uso de cartões pré-pagos, você consegue economizar nas operações financeiras. Suas tarifas são bem claras, o que dá à empresa a confiança de entender o que está sendo cobrado pelo serviço.

Outra questão importante é a segurança que eles oferecem. Uma vez que tudo acontece digitalmente, o risco de ser roubado ou sofrer extravio do dinheiro diminui.

É preciso definir algumas regras

Antes de iniciar o pagamento de comissões, é importante entender o que os colaboradores precisam para seguir trabalhando com motivação. Entendendo o que os motiva, é hora de definir algumas regras!

Quais requisitos os trabalhadores deverão cumprir para receber a comissão? Eles poderão escolher ou é a empresa quem vai ditar o que será oferecido para todos?

Outro aspecto relevante a ser estudado é a questão da meritocracia. Ela contribui para a identificação de talentos e retenção dos mesmos. Quando um profissional se sente valorizado, ele tende a melhorar seu desempenho. Isso significa mais produtividade e lucratividade para o négocio.

De que maneira sua organização lida com o pagamento de comissões? Compartilhe sua experiência com a gente. Deixe seu comentário!

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Equipe ESPP

Somos a unidade de negócios de soluções pré-pagas do grupo Edenred, uma empresa global com mais de 660 mil empresa-clientes, com 41 milhões de usuários. Oferecemos soluções rápidas, customizadas e de baixo custo em processamento de cartões pré-pagos, com inovação tecnológica e foco em diferentes necessidades de empresas, lojistas e usuários.

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