6 cuidados ao escolher um cartão pré-pago

Por Equipe ESPP
em 7 de fevereiro de 2018
6 cuidados ao escolher um cartão pré-pago

Você está a um passo de escolher um cartão pré-pago para agilizar a gestão financeira da empresa. Apesar disso, muitas dúvidas ainda rondam sua cabeça. Quais as vantagens para o meu negócio? E meus funcionários, que serão usuários, o que eles ganham com isso?

Não se preocupe, é comum ter várias perguntas em relação a este meio de pagamento.

Por ser algo relativamente novo no Brasil, o cartão pré-pago é desconhecido por boa parte da população. No entanto, aos poucos, ele vem se destacando como uma opção eficiente para organizar as finanças.

Prova disso é um levantamento feito pela MasterCard em conjunto com o Boston Consulting Group. De acordo com a previsão deles, os cartões pré-pagos movimentariam cerca de 18 bilhões de dólares no país até o final do ano passado.

Mas, antes de concluir essa decisão, é preciso levar alguns pontos em consideração. Principalmente em relação ao que a corporação e seus colaboradores ganharão. E é sobre isso que vamos falar neste artigo!

Acompanhe a leitura e saiba quais são!

6 aspectos para se analisar antes de adquirir um serviço de cartão pré-pago

  1. Facilidade de acesso e aceitação

De que adianta ter um cartão se ele não é aceito em qualquer lugar? Ao escolher um cartão pré-pago, é importante que você tenha isso em mente. Dispor de uma ampla rede de comércios onde a solução pode ser utilizada dá tranquilidade tanto à empresa quanto ao funcionário.

Outra questão fundamental é optar por uma bandeira de confiança.

Para o trabalhador, a vantagem é que ele terá várias alternativas de locais onde fazer suas compras. Basta que ele busque a rede credenciada, através do aplicativo ou do site da organização, e escolha os lugares. Isso aumenta seu poder de decisão.

  1. Possibilidade de saque

Cartões pré-pagos corporativos servem para facilitar a vida tanto do gestor quanto dos colaboradores que vão utilizá-los. Por isso, é essencial que eles ofereçam esse benefício.

No caso da empresa, isso contribui para a segurança, já que elimina a necessidade de manter dinheiro em caixa diariamente. Além disso, se o cartão for perdido ou roubado, é possível cancelá-lo junto à central de atendimento.

Para o trabalhador, se o salário for recebido através dessa modalidade, a vantagem é que ele pode escolher como deseja retirar o dinheiro: saque único do total, pequenas retiradas ou utilizar o cartão pré-pago na função débito. Assim, o colaborador tem liberdade para utilizar seu dinheiro da forma que lhe for mais conveniente!

  1. Controle de gastos

A falta de controle de gastos de funcionários é um grande problema para muitas corporações. Sem limites, alguns exageram nas despesas quando estão em viagem, longe do local de trabalho.

Com o cartão pré-pago, tudo isso acaba, pois é possível acompanhar, em tempo real, como os valores estão sendo usados. Outra praticidade é que a própria instituição pode delimitar a quantia em cada cartão. Isso é importante, principalmente, para frear gastos compulsivos. Assim, a companhia deixa de perder dinheiro com custos supérfluos ou desvios por parte dos colaboradores.

Para os usuários, a vantagem é saber desde o início qual o montante disponível para as despesas de viagem, por exemplo. Já na questão do controle de salário, eles podem verificar o saldo através de um aplicativo de autosserviço. Isso estimula a educação financeira, porque todos os custos são monitorados pelo usuário.

  1. Viabilidade de compras online

Ao procurar por um cartão pré-pago, observe se ele pode ser habilitado para compras online. Esse é um benefício a mais que a empresa pode oferecer a seus trabalhadores!

Muitos sites não permitem pagamentos com cartões de débito, e se o seu cartão pré-pago puder ser habilitado para a função crédito o usuário ganha mais uma opção de uso.

  1. Tarifas por cartão

Um dos pontos fundamentais para se analisar são as tarifas cobradas por cartão. Verifique como são aplicadas as taxas de manutenção, emissão, saques, etc. Pesquise, também, o valor exigido por cartão adicional.

  1. Opção de pagar contas

O cartão pré-pago que você está avaliando disponibiliza a alternativa de pagar contas? Pois essa é mais uma vantagem que a organização pode proporcionar aos funcionários.

Muitos acabam não sabendo que alguns cartões pré-pagos possuem esse recurso. Assim, fica mais simples para os colaboradores administrar suas finanças pessoais.

De que maneira funciona o cartão pré-pago?

O cartão pré-pago é de fácil usabilidade. É bastante similar a um cartão de débito. A diferença é que ele precisa receber uma recarga de dinheiro para funcionar. Para isso, basta fazer a transferência do valor via canais eletrônicos de bancos ou através do pagamento de um boleto. A partir daí, já é possível utilizá-lo.

A modalidade é uma maneira prática e rápida de desembolsar salários e comissões. É ideal para empresas com alta rotatividade de pessoas e com funcionários sem conta em banco ou negativados, porque evita perda de tempo com processos lentos e burocráticos de regulamentação.

Sua corporação tem muitos trabalhadores atuando na rua? Que viajam muito a negócios e para reuniões com clientes? Então, você sabe que procedimentos de reembolso são demorados e cansativos. Sem falar que demandam muitas horas da equipe quando são realizados manualmente.

O cartão pré-pago, junto da plataforma de gestão que o acompanha, elimina toda a rotina de apresentação de notas fiscais para comprovar gastos. É a otimização de recursos sem burocratizar o processo. A partir de seu sistema de gerenciamento, é possível acompanhar tudo online. Além disso, o colaborador não precisa esperar longos períodos para receber o dinheiro que ele “emprestou” à companhia.

Para finalizar, o controle de despesas de viagem feito com o cartão pré-pago é muito melhor e mais eficiente. Isso porque você pode monitorar tudo instantaneamente. É uma forma eficaz de administrar o capital da instituição. Evita, também, potenciais desvios por parte de funcionários mal intencionados.

O que achou das dicas deste artigo? Ajudaram você a realizar uma análise mais criteriosa sobre a escolha de um cartão pré-pago? Deixe seu comentário!

Compartilhe:

Equipe ESPP

Somos a unidade de negócios de soluções pré-pagas do grupo Edenred, uma empresa global com mais de 660 mil empresa-clientes, com 41 milhões de usuários. Oferecemos soluções rápidas, customizadas e de baixo custo em processamento de cartões pré-pagos, com inovação tecnológica e foco em diferentes necessidades de empresas, lojistas e usuários.

Deixe sua resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade