Como escolher os melhores fornecedores de mão de obra terceirizada

Por Equipe Edenred Pay
em 12 de janeiro de 2018
Como escolher os melhores fornecedores de mão de obra terceirizada

A mão de obra terceirizada é um dos meios mais utilizados por empresas que necessitam otimizar tempo e receita na contratação de pessoas. Como qualquer negócio, ela tem vantagens e desvantagens.

Por esse motivo, é importante ressaltar que o recrutamento de fornecedores deve ser feito com muito cuidado, caso contrário, o que deveria ser uma solução pode virar dor de cabeça!

No entanto, como acertar na escolha em meio a tantas ofertas no mercado? É o que vamos explicar nesse texto!

Mas, antes de tudo, queremos falar sobre a nova lei da terceirização.

O que diz a nova lei da terceirização

A legislação que entrou em vigor em novembro traz outras possibilidades para a contratação de mão de obra. Uma delas é o recrutamento de terceiros para a chamada atividade-fim, aquela pela qual a empresa foi criada. Também está previsto que a terceirização seja realizada sem restrições, inclusive na administração pública.

Outro ponto importante é a questão da responsabilidade trabalhista: se a instituição terceirizada não pagar em dia os direitos e encargos aos colaboradores, a organização contratante do serviço poderá ser responsabilizada pela dívida e ter que encarar um longo e estressante processo na Justiça do Trabalho.

7 dicas para acertar na contratação de mão de obra terceirizada

Depois do que acabamos de ver, é ainda mais imprescindível que a escolha de empresas parceiras seja feita com muito cuidado, pois qualquer erro cometido por elas pode ser usado contra a sua corporação. Assim, é importante estudar as alternativas de fornecedores disponíveis, e buscar e comparar referências sobre eles antes de assinar o contrato.

Nós podemos ajudar você nessa decisão! Confira algumas dicas sobre o que levar em conta para uma terceirização eficaz e assertiva.

  1. Cumprimento das leis trabalhistas

Como vimos anteriormente, de acordo com a nova lei, a responsabilidade de pagamento de direitos que venham a ser questionados na Justiça pelo funcionário também incide sobre a empresa contratante (caso a terceirizada, que contratou o colaborador, não tenha dinheiro ou recursos para arcar com a despesa). Isso significa que os bens de sua organização podem ser penhorados, por ordem judicial, para a resolução da causa trabalhista.

Então, neste ponto, toda a precaução é necessária antes de fechar um contrato! Procure saber se a instituição a ser terceirizada possui uma gestão adequada dos documentos dos funcionários.

Uma boa condição a se impor é a apresentação dos comprovantes de pagamento dos encargos trabalhistas antes da liquidação do próprio contrato, ou seja, se a empresa não enviar periodicamente todos os documentos que comprovem a quitação das verbas aos colaboradores, ela não receberá seu pagamento.

  1. Qualificação de colaboradores

O barato pode sair caro! Sabemos que essa frase é batida, mas é a que melhor define, infelizmente, algumas contratações. Desconfie de organizações que ofereçam valores muito abaixo do mercado. Geralmente, elas não se preocupam com a seleção e com treinamentos adequados para a equipe.

Nesse caso, você é quem pode ter que arcar com as consequências, já que vai contar com trabalhadores pouco capacitados para desempenhar as atividades necessárias. Lembre-se: terceirização é um investimento!

  1. Idoneidade e experiência no mercado

Este item é, praticamente, a junção das duas dicas acima. Se uma empresa é idônea, via de regra, ela estará em dia com as leis trabalhistas e se importará com seus colaboradores.

Mas como saber se a contratada cumpre todos esses requisitos?

Solicite documentos que provem sua regularidade fiscal e sindical. Entre em contato com os últimos clientes da prestadora de serviços para informar-se sobre o nível de satisfação de cada um deles.

Uma organização séria é transparente e tem, no contentamento dos consumidores, um bom argumento de negociação. Outro indício de confiabilidade é seu período de atuação. Se ela estiver ativa há muito tempo, já é um diferencial positivo.

  1. Sistema de reposição de colaboradores

A terceirização significa, entre outras coisas, que esses colaboradores prestam serviço para você mesmo sem fazer parte do quadro de funcionários de sua empresa. Assim, é importante verificar, antes de fechar o contrato, qual é o tempo que a terceirizada necessita em caso de reposição de pessoal.

Se alguém falta, é fundamental que essa pessoa seja substituída de maneira rápida. Também é interessante confirmar se haveria alguma cobrança nessa situação, pois isso não pode acontecer.

  1. Demonstração de garantias

Que garantia você tem de que a empresa contratada para fornecer mão de obra terceirizada vai executar tudo o que foi acordado? É aqui que entra a parte do contrato.

Nele, todas as condições devem estar bem claras e diretas. Também deixe acertadas as penalidades caso a terceirizada ou o colaborador não cumpra suas obrigações, para evitar discussões posteriores sobre a legitimidade de alguma questão.

Outro ponto importante é certificar-se sobre a capacidade financeira da prestadora e, também, fazer as seguintes perguntas: ela possui muitos processos trabalhistas? O número de reclamações em relação aos seus serviços é maior que o de elogios?

  1. Equipamentos e uniforme

Quem atua na área de RH sabe que são inúmeras as situações para resolver em uma corporação no dia a dia. Imagine, então, ter que se preocupar com uniformes e equipamentos de proteção individual para os colaboradores da empresa de mão de obra terceirizada! Não faz sentido algum, não é mesmo? Então, opte por fornecedores que já ofereçam esses itens e poupe tempo e dinheiro.

  1. Selo de Qualidade

Assim como você exige determinadas qualidades dos profissionais que recruta, a busca por uma prestadora de serviços terceirizados não pode ser diferente. Dê preferência a organizações que possuam reconhecimentos como premiações ou um Selo de Qualidade. Dependendo do ramo de seu negócio, trabalhar com empresas especialistas vai agregar ainda mais eficiência aos seus processos internos.

Também é importante observar se a terceirizada que você pretende contratar está alinhada aos valores de sua corporação. Afinal, os funcionários dela estarão em meio aos seus colaboradores!

Sua empresa já terceirizou mão de obra? Como foi a experiência? Deixe seu comentário!

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade