O isolamento social com o objetivo de deter o agravamento da epidemia mundial causada pelo Coronavírus alterou o modo de consumo de produtos e serviços, levando muitas pessoas a optarem por compras online. Mesmo que o comércio online já fizesse parte da nossa realidade há alguns anos, segundo a plataforma de inteligência e pesquisa da NZN, 49% dos brasileiros estão reavaliando a sua forma de gastar. Dentre eles, 71% afirmam que pretendem priorizar e-commerces e deliverys para realizar as próximas compras, das mais simples e rotineiras às mais complexas para o período indeterminado de quarentena.
No entanto, como o cenário é limitador e tensiona a relação entre consumidor e fornecedores, é preciso que o primeiro lance mão de alguns cuidados para que as compras online sejam realizadas com devida segurança. Confira aqueles que consideramos mais importantes no momento!
1. Escolha a oferta promocional certa
A venda online se tornou a principal saída para grandes organizações – até de lojas físicas – e para pequenos negócios. Para se ter uma noção, a Amazon anunciou que vai contratar 100 mil novos funcionários para armazenamento e entrega de suprimentos.
Por isso, é possível que o consumidor seja “bombardeado” de ofertas promocionais e de oportunidades incríveis de compra que, associadas ao receio por falta de itens em curto e médio prazo, pode ser uma armadilha para gastos e para a falta de atenção aos canais de venda.
Portanto, cuidado com o volume de ofertas online e compre o que, de fato, é necessário.
2. Verifique se o site é seguro
Procure sempre pelo cadeado! Para saber se um site é seguro, vá até o topo esquerdo do seu navegador e verifique a existência de um ícone de cadeado na barra do endereço da web.
Outra dica para se certificar se o site é seguro é o endereço de url do mesmo. Confira se ela é completa com “https://” – essa é uma regra do Google para verificar a segurança de sites.
3. Credenciais e reputação da loja
As lojas virtuais obedecem a uma legislação específica, que as obriga a disponibilizar para seus clientes canais de atendimento de fácil acesso — independentemente de qual seja. Pode ser e-mail, chat ou telefone. Para garantir, procure pelo CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do empreendimento, para garantir que ele é real.
Se estiver usando algum aplicativo de compras, como iFood, Uber Eats ou 99 Food, dê uma olhada nas avaliações de quem já comprou lá, para evitar problemas após a compra. Você também pode contar com o site Reclame Aqui para ter certeza da idoneidade da marca, caso seja a sua primeira compra online com ela.
4. Cuidado ao informar seus dados
Antes de fazer uma compra na internet, é normal que a loja peça para você informar dados como o seu nome completo, data de nascimento, e-mail e endereço. Durante o pagamento, o número do cartão, a data de validade dele e o código que está atrás também são solicitados.
O que uma loja séria jamais pedirá é a senha do seu cartão. Essa informação é pessoal e intransferível — usada somente em compras presenciais e apenas por você. Portanto, desconfie se algum e-commerce pede a senha do seu cartão ou outro dado pouco usual.
E, por falar em senha, ao cadastrar seu usuário em sites e em aplicativos, opte por senhas fortes. Não, não precisa ser uma senha complexa, mas também nada de datas de nascimento, de letras de música. A ideia da senha forte é usar palavras únicas, como por exemplo, associação de palavras que não fazem sentido entre si e que possuam numerais e outros caracteres, mas que seja fácil de você memorizar.
5. Não clique em links suspeitos
Não clique em qualquer coisa que receber, mesmo que seja do WhatsApp de um amigo. Observe primeiro a descrição do endereço da página para a qual você pode ser direcionado.
Acontece muito de fraudadores copiarem o visual do site de uma marca na tentativa de enganar o máximo de pessoas. No entanto, não é possível copiar o endereço, por isso, é fundamental dar uma olhada com calma no link.
Prefira, inclusive, abrir uma nova aba no seu navegador para pesquisar diretamente no Google pelo site da marca sugerida no anúncio.
6. Mantenha seu antivírus atualizado
Mesmo com todas as dicas apresentadas até o momento, é muito importante que você mantenha o antivírus dos seus equipamentos sempre atualizados. Isso vale para o notebook, smartphone e tablet. Jamais fique sem ter um software de proteção, pois ele ajuda a manter seus dados seguros.
Alguns smartphones e tablets, por exemplo, já vêm com antivírus instalado. Esse tipo de app impede as tentativas de roubo de dados. Mas fique atento: ao receber um alerta dentro do navegador de internet, não clique em links que pedem para remover vírus ou baixar novos programas.
7. Compre apenas por meio de dispositivo pessoal
Quando for comprar online, use apenas os seus dispositivos pessoais, pois as chances de problemas são menores. Não use computadores, smartphones ou tablets públicos e de outras pessoas ou de locais públicos.
Em lugares públicos, como os hotéis, muitos hóspedes usam o mesmo equipamento e fica difícil se assegurar das boas intenções de cada um, não é verdade?
8. Não salve seus dados bancários no site
Alguns sites oferecem a praticidade de salvar seus dados bancários para facilitar as próximas compras online com apenas um clique. O procedimento é interessante, mas, apesar de o site ser de confiança, ainda são comuns os casos de vazamento de dados.
Aqui no Brasil, várias lojas já foram vítimas de fraudes e tiveram as informações de seus clientes expostas para terceiros. Por isso, evite salvar seus dados bancários no site ou no navegador. Prefira perder um ou dois minutos preenchendo os dados do cartão e garanta sua segurança.
9. Pague diretamente no site oficial
É importante lembrar que a opção de entrega em casa do comércio online é a melhor para reduzir a necessidade de deslocamento para lojas físicas assim como reduz o contato com outras pessoas, em período de isolamento.
Mas o delivery também beneficia por ter a opção de pagamento direto em site ou em aplicativo oficial, que já possuem sistemas robustos de segurança de dados. Por isso, em vez de optar pelo pagamento em dinheiro ou no cartão de débito na entrega, realize pelo pagamento online na hora de selecionar produto ou serviço.
10. Cartões pré-pagos são mais seguros
Diferente dos cartões de crédito que sempre são alvos de ataques de hackers, os cartões pré-pagos são uma boa alternativa, já que permitem o controle e ao mesmo tempo a segurança.
Muitas empresas modernas emitem e utilizam cartões que funcionam como um cartão de crédito bandeirado, porém com um valor pré-disponibilizado. Isso serve para cartões corporativos mas também para pagamento de valores a funcionários ou terceiros.
Ou seja, ele funciona perfeitamente para compras online e offline, você controla o valor gasto de maneira bem simples, além de oferecer muitas outras soluções.
Caso você precise sair de casa e comprar em estabelecimentos físicos (por favor, evite ao máximo!), dê prioridade ao cartão. Isso porque moedas e dinheiro em espécie entram em contato com muitas superfícies e pessoas, o que poderia ser alvo de proliferação de vírus e bactérias.
Se possível, opte pelo pagamento sem contato (Samsung Pay ou Apple Pay, por exemplo), ou cartões com tecnologia contactless.
E você mesmo deve inserir ou aproximar o cartão na hora do pagamento. Assim evita o contato dele com outras pessoas.
Gostou das dicas para ter mais segurança em compras online? Coloque-as em prática, proteja seus dados e também a sua saúde! Garanta mais satisfação nas próximas transações.
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